segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Ainda com a maré baixa a Sul

Já fazia bastante tempo que estava desaparecido e me perguntavam quando voltava, bem aqui estou para mais um episódio.
Como prometido hoje escrevo e mostro como são as coisas entre a Barra e a Gafanha da Encarnação no Canal de Mira.
Nesta zona, para a náutica de recreio, existem 3 infra-estruturas pertencentes a outros tantos Clubes Náuticos.
A sul da Ponte da Barra e na margem nascente o MCG - Marina Clube da Gafanha, mais a sul na Costa Nova o CVCN - Clube de Vela da Costa Nova e quase em frente a este último, no conhecido Largo da “Bruxa”, o ANGE - Associação Náutica da Gafanha da Encarnação.
Estas 3 instituições prestam um serviço semelhante embora com dimensões de espaço físico e de instalações diferentes, basicamente destinadas aos seus associados.
Em termos de acessibilidade por água o MCG e o CVCN estão próximo do canal de navegação, enquanto que para o ANGE existe um canal devidamente balizado a Norte que facilita o acesso, mesmo na maré baixa consegue-se aceder.

Quanto ao plano de água, desde o Forte da Barra até á ponte o canal está balizado a E.B., após a ponte apenas existe 1 poste E.B. em frente ao CVCN, pelo que se recomenda um conhecimento da zona para se poder navegar, mais a vontade, pois quando a maré está baixa, devido á amplitude de maré que agora existe, a maior parte da área fica em seco.

Esta zona também é explorada na extracção de bivalves e criação ostras, pelo que existem muitas estruturas que ficam submersas e que com cotas pequenas são um perigo para quem navega nestas águas e não conhece as suas localizações.

Recomendo que para quem não conhece a zona onde pretende navegar se informe junto de locais dos perigos e zonas de navegação e que aproveite o baixa-mar para fazer um reconhecimento das zonas de navegação, isto aplicasse a qualquer local, desta forma ficamos a saber onde estão obstáculos a evitar com maré cheia e marcar as zonas mais profundas onde se pode sempre navegar.




Hoje fico por aqui.
Penso que as fotos que vos disponibilizo são também elucidativas de como é a zona Costa Nova no baixa-mar.

Sem comentários: